sexta-feira, agosto 21, 2009

Não sou refém

Dizia hoje Saramago no seu blogue que o homem se encontra escravizado pela sua própria criação: Deus.

No ano passado conheci um jovem muito interessante. O Marcos Sabino. Percebi que era um rapaz inteligente e activo. Interessado no mundo que o rodeia, estava até a estagiar num órgão de comunicação na área da ciência. E talvez por tudo isso achei estranho quando me disse que era religioso. Muito religioso. Acreditava - e acredita - em Deus, frequenta cultos e - foi isto que mais intrigou - acredita que a Bíblia é um relato fiel da história da humanidade. É um criacionista. Convicto.
Fiquei perplexa. Um rapaz informado, inteligente (perdoem-me o preconceito) e criacionista. Comecei a ler o blogue dele. Descobri outros sobre a mesma matéria e fiz da consulta de blogues criacionistas, evolucionistas e ateístas um hábito diário.

Confesso que pouco mudei acerca da minha opinião nesta matéria. Continuo a achar que a Bíblia é uma fábula. Que os princípios do Cristianismo são bons, tais como os de todas as religiões, mas que são uma muleta humana para a tranquilidade. Uma maneira de exorcisarmos o nosso medo da morte, criando uma vida maravilhosa depois do momento em que a alma larga o corpo, sem remorsos nem preocupações...

Quem me conhece sabe que, não sendo religiosa, sou espiritual. Tenho dúvidas e receios. E acredito numa força maior. Apenas não acredito que essa força se reveste de mandamentos e punições... Não é esse o meu princípio de vida.

E por isso me intriga que hoje o Homem seja, de facto, refém da fé que criou...

quinta-feira, agosto 13, 2009

Nem tudo é mau...

Há uma coisa boa em Almada. A sra. que hoje me atendeu no balcão da Império Bonança é absolutamente exemplar.

Simpática, prestável, profissional e preocupada. Qualquer uma destas caracteríticas encontradas no atendimento ao público é digna de registo por isso encontrá-las... todas... num só ser... bem... é maravilhoso!

A outra face...

"Não me importo de levar uma bofetada de vez em quando, mas a virtude cristã de oferecer ao agressor a outra face é virtude que não cultivo."


José Saramago, no seu melhor, se a opinião me é permitida (e é, que isto dos blogues não é uma democracia!!)


É que eu penso nisto tantas vezes... Mas qual dar a outra face? Se me bates, levas a seguir... E olha que eu tenho tempo! Eheheheheh! É por estas coisas que cada vez mais estou certa de que o porta do Reino dos Céus está cada vez mais estreita para mim...

segunda-feira, agosto 10, 2009

Tenho tudo comigo

Tenho memória selectiva. As coisas más ficam no passado. Comigo fica apenas o nevoeiro de uma tempestade que passou.

Às vezes o nevoeiro é muito denso. Dessas tempestades apenas guardo uma ideia do que se passou, como se uma frase me tivesse sido pedida para resumir o incidente e com ela organizasse ideias num arquivo bem dividido e estruturado. Não conheço promenores. Não sei muito. Apenas aquela frase.

Outras vezes o nevoeiro é menos denso. E aí há mais memórias pelo meio. Mas nunca as suficientes para reconstruir a situação.

Dizem que isto é bom. Poupa-me angustias e liberta-me de dores desnecessárias.

Mas não são as memórias que nos definem? Se algum processo automático que não controlo e desconheço dita que apenas guardo as recordações das coisas boas... que diz isso de mim??? Que não encaro os meus problemas? Que os evito? Porventura que repetirei erro, atrás de erro,atrás de erro, por não ter comigo a memória que nos permite aprender com os passos dados em falso...

Não sei... Acho que a memória selectiva não é coisa boa. Mas a verdade é que se a falta de memória para as coisas más é um recurso do sistema operativo para poupar espaço para as memórias boas... aí talvez valha a pena. Porque as coisas boas recordo-as com pormenores. Todos. Datas, cores, cheiros, roupas, frases... Fica tudo. Tenho tudo comigo.

sexta-feira, agosto 07, 2009

Portugal bate record

Apenas algumas curiosidades:

- Foram os portugueses que introduziram no Japão os relógios mecânicos

- O famoso chá das cinco, foi introduzido em Inglaterra pela rainha D.Catarina de Bragança

- O mais famoso bairro de Nova Iorque, Queens, deve o seu nome, também a D.Catarina de Bragança, então, rainha de Inglaterra

- O mais importante porto de Nagasaki (Japão), foi aberto pelos portugueses (1571)

- No Séc XVI, os portugueses, construíram no actual Quénia, uma imponente fortaleza, o forte de Jesus (1593). Actualmente foi convertido em museu e é o mais visitado do Quénia

- O Império Português foi um dos maiores de sempre não só em tamanho mas também em duração




E no entanto... apesar de em tempos nos termos preocupado em deixar a nossa marca através da grandeza e importância dos actos... apesar do nosso passado como Descobridores... da nossa participação em algumas das mais importantes acções da NASA... apesar do nosso típico desenrascanço ter dado origem a dezenas de produtos inventados em Portugal.... apesar de sermos reconhecidos pela nossa capacidade de trabalho... apesar de tudo isto...

HOJE ser português é ser conhecido pelos records mais estúpidos do livro do Guiness. Ele é o maior pão com chouriço, o maior assador de castanhas, a maior feijoada, a maior concentração de pais natais (!)... e agora a maior tela pintada à mão.

Não aguento mais. Vou mudar-me para Sealand. Pelo menos é o país mais pequeno do mundo. É um record despretensioso mas legítimo!