terça-feira, novembro 27, 2018

Instantes

«Deus está nos pormenores».

A frase que me acompanha, ouvi-a pela primeira vez da boca de um ateu. Guardei-a na memória e apoderei-me dela.

Deus, o Meu Deus, símbolo máximo do Amor, da Alegria, da Luz, está, de facto, nos pormenores. É neles que residem aqueles minutos de alegria em que a felicidade nos atinge. Porque é assim que somos felizes - pela soma de pequenos instantes em que nos ligamos à nossa verdadeira essência...

Pormenores que fazem a diferença e são... mesmo... DEUS.

O agnóstico é incompreendido.
Não chega dizer que não aceita nem duvida da existência de Deus. Isso seria uma posição de quase indiferença, como a de quem nunca pensou no assunto. É o oposto.
O agnóstico não só pensou no assunto como quase sempre o fez mais do que o céptico ou o dogmático. Um que nega sem espaço para discussão. Outro que aceita sem questionar.

O agnóstico pensou, estudou, procurou, questionou. E sentindo que o importante é invisível aos olhos, não entrega aos Homens a capacidade de explicar e ditar o Divino. Sente-o. Não o explica. Nem procura explicar.

Deus, o meu Deus, manifesta-se todos os dias diante de mim. E sempre que o sinto, agarro-me à alegria que me traz.


Vivo de instantes, pequenos segundos.... Onde me encontro e sou, aí sim, Eu.


Sem comentários: