quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Indulgente? Eu?

Acho que não vou precisar de fazer grandes comentários...

"Católicos reabrem uma porta para a absolvição"
"Bispo anuncia indulgência plenárias".

"Nos últimos meses, dioceses de todo o mundo têm oferecido aos católicos um benefício espiritual que há décadas deixou de ser popular - a indulgência, uma espécie de amnistia dos pecados para evitar punições após a morte -, além de lembrá-los de como a igreja tem capacidade de mitigar o preço do pecado. "
(...)
"Por que estamos a trazer as indulgências de volta?", pergunta o bispo Nicholas A. DiMarzio, de Brooklyn, que apoia a medida. "Porque existe pecado no mundo".
Segundo os ensinamentos da igreja, mesmo após os pecadores terem sido absolvidos no confessionário e rezarem os Pais-Nossos e Avés-Marias como penitência, eles ainda podem ser punidos após a morte, no Purgatório, antes de ingressarem no Paraíso. Em troca de certas rezas, devoções e peregrinações em anos específicos, os católicos podem receber uma indulgência que reduz ou apaga instantaneamente a punição, sem nenhum sacramento ou cerimónia formal. Existem as indulgências parciais, que reduzem o tempo de purgatório em uma certa quantidade de dias ou anos, e as indulgências plenárias, que eliminam completamente essa pena, até que um outro pecado seja cometido. O fiel pode obter uma indulgência para si próprio ou para alguém que já morreu."


Hum... Pecaste??? Toma lá uma indulgência, meu filho!!

Sem comentários: