domingo, abril 30, 2017

Somos

"As coisas vulgares que há na vida, Não deixam saudade
Só as lembranças que doem, Ou fazem sorrir

Há gente que fica na história, Da história da gente
E outras de quem nem o nome, Lembramos ouvir"




Palavras de Jorge Fernando, poema Chuva.
Quanto a mim, encerram em si muito mais do que à partida pode parecer. Encerram em si a Verdade daquilo que nos une a todos.

Quantos de nós já conhecemos alguém com quem sentimos uma ligação imediata? Quantas vezes entram pessoas nas nossas vidas, de rompante, como se dessem um pontapé na porta, entrando sem pedir licença, ocupando um espaço que pareceu estar sempre ali à sua espera?

Pode ser uma coisa tão simples como um amigo de um amigo, de um amigo, ao lado de quem ficámos sentados naquele jantar de aniversário. Ainda sem uma palavra e já há qualquer coisa que nos puxa... uma energia, um bem- estar, um à-vontade sem explicação. Como, se é apenas um desconhecido?  - Será mesmo?
O mesmo no sentido contrário. Aquela pessoa que nunca nos fez mal, com quem não tivemos nenhum desentendimento mas cuja energia nos afasta, nos causa repulsa...

A verdade é que somos energia. Pura. Forte. Essencial ao nosso ser.

Acredito que estas ligações estão para além do factor "energia" em que tendemos a procurar energias semelhantes à nossa.
Acredito que em momentos como estes, reconhecemos na pessoa à nossa frente, uma alma com quem nos cruzámos antes. E de repente, num nível de conhecimento que não dominamos e no qual não estamos habituados a operar, as nossas almas reconhecem-se e abraçam-se sem que percebamos. Vidas, percursos, histórias e aprendizagens em comum... Num segundo, recordamos tudo sem disso ter memória.

Nem sempre as pessoas com quem sentimos esta ligação ficam muito tempo na nossa vida.Isso não quer dizer, contudo, que as esqueçamos.
A intensidade do laço e do que vêm a representar na nossa vida presente nada tem a ver com tempo. Nada. Aliás, tempo é uma variável sem sentido aqui.

Estamos todos unidos. TODOS. A nossa energia individual faz parte de uma energia Global que nos une. E não importa o tempo, a distância, a fase da nossa vida... Temos a capacidade de sentir e pressentir Aquela energia.

Eu sinto a tua. Tu sentes a minha?





Sem comentários: