quinta-feira, janeiro 19, 2006

Alma Portuguesa

Alguém viu o Prós e Contras desta semana? Eu vi. Não vi desde o princípio (nem até ao fim) e não sei ao certo qual o tema mas falava-se sobre Alma Portuguesa, sobre isto de ser português.
Adorei!! E adorei porque me revi em tantos dos comentários que foram feitos que foi até estranho. Fartei-me de dizer baixinho: "É que é mesmo assim".
A história de sermos saloios não é novidade para ninguém. Somos pequeninos - como diz o Bruno Nogueira vivemos no Portugal dos Pequeninos -, mas isso não tem que ser mau. Mau é sermos pequeninos, não termos vontade de crescer mas termos a MANIA que somos grandes. Se ao menos a mania adviesse de coisas com proveito. Qual quê? Temos a mania porque, como alguém dizia no debate, construímos a Ponte Vasco da Gama e o primeiro comentário foi: "É a segunda MAIOR ponte da Europa". Fantástico! O desenvolvimento mede-se por tonelada-de-betão-ondulante-e-suspenso-por-pilares-sobre-reserva natural do estuário do Tejo.
Já para não falar na MAIOR árvore de Natal da Europa. Linda que só visto!! Uma árvore metálica (!) que custa balúrdios a ser mantida (género central eléctrica) quando ali ao lado, nas velhinhas casas da Baixa, muitos idosos estão às escuras porque não tiveram dinheiro para a conta da luz. Faz-se a maior àrvore da Europa para disfarçar os verdadeiros problemas e fazer a população esquecer que os passes sociais aumentaram novamente, que um garrafa de gás custa quase vinte euros e que o preço do pão vai subir e nós.... nós caímos que nem patinhos!! C'a fixe: temos a maior árvore de Natal da Europa!! UHUHUHUH

E podíamos continuar para sempre. Não é à toa que somos dos países com mais recordes do Guiness (ele é bolo rei, pão com chouriço, salame, pais natais...)

Não me interpretem mal. Adoro o nosso país. Mas não pela Ponte e muito menos pelos recordes do Guiness. É porque temos história e podemos fazer história. É porque o Minho é lindo e o Alentejo extraordinário. Porque somos calorosos e sabemos receber. Porque quando vamos lá para fora somos considerados bons trabalhadores (mas só lá fora). Porque estamos à beira mar plantados e adoro do mar. Porque temos produtos regionais fantásticos que (neste momento são explorados por estrangeiros a viver em Portugal). Temos tanta coisa boa mas parece que só olhamos para o que menos importância tem.

Tenho esperança que um dia deixemos de ser conhecidos pelos números de morte nas estradas, pelo hábito de cuspir para o chão, pela unhaca no dedo mindinho ou pelos recordes do Guiness.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom, talvez eu não seja o modelo de alma portuguesa, mas a verdade é que Portugal não é conhecido por coisa nenhuma. Esta é a minha opinião. Não é o guiness, nem a ponte, nem nada... Nós não somos conhecidos. Isto é o paraíso, a incógnita, o incerto, o inesperado. Tal como todos os paraísos, temos muitos defeitos. Só nós é que nos apercebemos dessas imperfeições, tal como só o Adão e a Eva é que viram os defeitos de outro paraíso. Vê o caso do Dubai... todos sonham em viver no Dubai, nas Caraíbas, no Hawai, nas Seichells, em Cuba, nas Ilhas "isto ou aquilo"... e todos conseguimos imaginar a miséria de quem lá vive, a exploração dos autóctones... Se a perfeição existisse de algum modo... "eu não estaria aqui" e o Mourinho não estaria no Chelssea,e etc,etc,etc... Adorei o artigo, mas não vi o programa :)

Sereia